top of page
Buscar

Como é o feito o diagnóstico de câncer de mama?

Foto do escritor: Dra. Thamyse DassieDra. Thamyse Dassie

Atualizado: 25 de dez. de 2020

O diagnóstico do câncer de mama é feito através do exame anatomopatológico realizado no material proveniente de uma biópsia.


Portanto, os exames de imagem (mamografia, ultrassom e ressonância) não são suficientes para fazer o diagnóstico de câncer, eles indicam lesões suspeitas que devem ser então investigadas com biópsia.


Existem tipos diferentes de biópsia de mama: a biópsia percutânea com agulha grossa (core biopsy), a biópsia percutânea assistida a vácuo (mamotomia) e a biópsia cirúrgica. Todas elas são capazes de retirar fragmentos (pequenos ou maiores) da mama. O material retirado no procedimento é então identificado com o nome do paciente, fixado em formol e encaminhado para análise.


Após os devidas processos, o médico patologista, através de um microscópio, consegue avaliar as células presentes no material que foi retirado da mama e suas características. E é através dessa análise que temos o resultado anatomopatológico.


Todo esse processo tem um tempo mínimo, então é normal que os exames de biópsia levem uns dias para ficarem prontos.


Dra. Thamyse Dassie


 
 
 

Comentarios


C%25C3%25B3pia%2520de%2520268583_0010303
  • Youtube
  • Instagram
Dra. Thamyse Dassie | CRM 162.720 | RQE 76.041 | RQE 79.572
Alameda Min. Rocha Azevedo, 38, conj 1102 - Clínica Única | São Paulo, SP | (11) 97391-8867

As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

bottom of page